Colocar botão de partida Start Engine no carro (Chave de partida)
Colocar botão de partida no carro (Start Engine)
Essa é uma dúvida que muitos amantes de carros tem, gostariam de colocar em seus carros a partida por botão como em alguns carros mais modernos e sofisticados. Existem algumas alternativas para ligar o carro não com chave presencial, usando a chave apenas para ligar a elétrica do carro e usar o botão para ligar e desligar o motor.
Como fazer a partida do carro por botão?
Em carros mais antigos que não são com injeção eletrônica, pode ser feita a ligação localizando os fios que entram no miolo da chave, em seguida deixando eles para fora e fazendo então a junção ao botão “start engine” que você comprou, como se fosse um interruptor de casa.
Ligue o positivo que vem da bateria que entra no botão e do botão q vai ao sistema de ignição que deverá resolver. Caso você que esteja lendo agora e sabe algumas maneiras ou dicas diferentes, sinta-se a vontade para compartilhar comentando logo abaixo.
Veja neste vídeo como ficou a instalação do botão Start Engine:
No mercado livre se encontra esses botões a partir de R$60,00 até R$260,00
Carro com botão de partida e as normas
No Brasil não é tão comum, mas nos EUA não são apenas carros luxuosos que dispõem de botão de partida no lugar da chave comum. Assim como tudo que populariza, a partida por botão nos carros refletiu na necessidade da regulamentação desse sistema através da normatização.
Com isso, as montadoras de carros deverão seguir a norma como o tempo de acionamento do botão para ligar e desligar o motor do veículo. A Sociedade Internacional de Engenheiros Automotivos (SAE) sugeriu padronizar essa tecnologia fazendo com que o motor desligue com um toque longo de o.5 a 2.0 segundos ou 2 toques rápidos, a fim de evitar cada empresa fazer aquilo que bem entenda, dificultando os usuários mais desavisados na utilização de seus carros.
As normas estão aí para serem seguidas, mas algumas montadores ainda não enquadraram, como a Toyota cujo botão desliga o carro ao ser pressionado por 3 segundos, a fabricante aguarda ainda a decisão definitiva do do NHTSA (National Security Traffic Safety Administration) para modificar o seu atual sistema.
Padronizar pode parecer ser uma coisa monótona, mas pensando pelo lado usual, caso não houvesse uma norma, cada montadora iria fazer do seu jeito, confundindo os usuários que trocam de marcas e modelos de carros com frequência.
Assim como hoje todos sabemos que é só virar a chave e esperar um pouco até que o carro ligue, se não houver um padrão para carros com star stop engine , cada carro será ligado e desligado de um jeito diferente, podendo gerar inconvenientes ao consumidor final que nem sempre é muito atento a tecnologias.
Será que essa moda pegaria no Brasil? Tudo que é novo sempre nos custa muito caro, mas você acha que seria viável que nossos carros nacionais começassem a sair de fábrica com essa tecnologia? Deixe sua opinião, enquanto isso, os países desenvolvidos estão lançando a partir por leitor biométrico e até comando de voz, mas vamos por partes.
Eai cara blza??
gostei mto do seu projeto, tem como me enviar os codigos do arduino e se n for pedir mto um esquema das ligações que vc fez pro projeto funcionar??
vlw!!!
Achei legal o sistema… É exatamente o que eu quero fazer no meu carro… Vc tem como me mandar por E mail o projeto do painel e o programa do Arduino…
Seria muito grato.
Jhefferson
Muito show esse esquema quero colocar na xsara Picasso mas queria um que não precisasse de virar a chave, tipo presencial igual tem na c4 Picasso 2016.
gostei muito poderia me enviar o esquema mais codigo arduino.desde ja agradeço
poderia me enviar o programa arduíno por email. grato.
Ola poderia me enviar o projeto do arduino por email desde já agradeço
Artigo interessante com aplicabilidade para os que gostam de automovel. todavia há condiçoes de enviar um projeto basico.
Poderia me enviar o projeto do arduino e o esquema por email
Boa noite, muito legal seu projeto, poderia me enviar o código do Arduino e se possível o esquema de ligação do botão por e-mail?
Obrigado
ola poderia me mandar o projeto por imal
quero colocar na xsara picasso 2004
obrig
Boa noite Tiago, náo querendo abusar de sua boa vontade será que você pode me enviar o projeto do arduino por e-mail? Obrigado pela atenção.
Queria saber se poderia me mandar o codigo do arduino por e-mail. Obrigado. Assim que estiver finalizado lhe mando as fotos.
Oi tenho um Ford taurus 97 tenho muito carinho por este carro e que ja pelejo com ele á 3 anos com motor mais parece agora que deu certo., só deu defeito no miolo da chave e estou querendo colocar este START ele é á injeção por favor sera que vai dar certo.
Olá Tiago! Parabéns pelo projeto show de bola!
Queria testar esse projeto aqui no meu carro (passa tempo hobby)tem como vc disponibilizar o código fonte e componentes q foram usado no projeto? Grato obrigado!
Alguém tem essa norma SAE ou sabe o número da mesma? Ou algum link que informe sobre essa sugestão deles de padronização?
Poderia me enviar o projeto do arduino e o esquema por email, quero instalar na minha parati g3 2001.
Olá Tiago, tive o mesmo problema com o meu Vectra 2010, por gentileza poderia me enviar o código do Arduino e as ligações elétricas para o botao de partida.
Obrigado
Boa noite, quero fazer a mesma coisa no Monza, se você puder me enviar os projetos eu agradeço!
fabiomoreira.rp@gmail.com
Eu não sei como é o sistema de desligar o carro no botão no Brasil,mas no Toyota daqui do Japão apenas um toque você desliga o motor!nao necessidade de apertar por um tempo!
Oi, amigo.
Estou pensando em instalar em meu carro. Mas acho que o processo de ligação é complexo e eu gostaria muito que ele acionasse o arranque de forma AUTOMÁTICA, ou seja, ligando a ignição e depois ligando e desligaria o motor de arranque assim que o motor pegasse.
A ignição não pode ficar ligada direto, se o motor não pegar.
Os parâmetros não são dificeis de se obter eletronicamente através dos OBD ou OBD2, que hoje funcionam como entrada de diagnóstico via cabo ou mesmo via bluetooth, para informar à central que o motor pegou ou se ainda precisa de manter o arranque acionado por mais um tempo, ainda que seja uma fração mínima de segundo. Isto pode significar uma economia e longevidade muito importante de todo o conjunto, pois exige uma análise prévia das condições para o carro pegar. Um verdadeiro rastreamento de diagnóstico.
Se não tiver condições, o botão nem vai tentar em vão ligar o arranque, e ainda vai detectar e apontar um possível defeito.
Este prévio rastreamento já pode ser acionado com a presença do sensor, colocando o arduino para trabalhar desde o início.
Assim, ele só habilitará o acionamento do botão do start stop e a função de acionamento do arranque se estiver tudo ok.
Por fim, se tiver tudo ok, o comando no botão para acionamento do motor deve passar pelo arduino para acionar e manter acionado o arranque, até receber informação de que houve alguma queima de combustível.
Falar é fácil, mas o desafio foi lançado. Acho que o botão só vai ser realmente universal se uma central puder constatar estes dados, e ainda, se o pedal do freio está acionado, se o carro está no ponto morto ou se tiver com o pé na embreagem, como nos Civics antigos com marcha.
Espero que tenha contribuído e estimulado um projeto vitorioso.
Fique com Deus, e boa sorte.
Estou precisando disso. Tenho esclerose múltipla e afetou meu lado direito, principalmente a mão. Eu dirijo mas não estou conseguindo virar a chave então tive que parar. Isso vai ser muito bom como adaptação para deficientes.
Estou tentando instalar um sistema com start stop no meu uno 2003, porém o instalador está tendo dificuldade, o carro dá a partida, liga no start stop mas não está desligando, alguém sabe dar alguma dica? desde já obrigado
muito bom o projeto parabens. se voce puder me enviar agradeceria pra testar no meu carro
Bom dia se puder manda o programa fazer do favor
Tenho um golf com este start engine. É uma porcaria, sempre dando manutenção. Não façam a troca da chave por botão.