Carros usados ou seminovos. Vale a pena comprar?

Carros usados ou seminovos. Veja quais são as principais vantagens e desvantagens.

Atualmente com a crise que o mercado de carros zero-quilômetros vem enfrentando desde o início do ano, com queda maior que 16% nas vendas de carros novos, o mercado de seminovos e usados sobrevive a crise com aumento nas vendas de 2.3%.

Na situação instável que os brasileiros vem enfrentando, o fator preço tem sido decisivo na hora de trocar de carro. Orçamento reduzido faz com que a procura por carros usados cresça ainda mais. Comprar um carro usado pode ser mais vantajoso, principalmente financeiramente, já que pelo mesmo valor de um carro zero-quilômetro básico dá para encontrar um carro usado numa categoria superior e muito mais equipado.

A categoria de carros usados no Publicaqui.com, site de classificados online, é uma das mais acessadas pelos usuários e contém quase 15% dos anúncios ativos do site. Segundo a equipe do site, o brasileiro tem usado cada vez mais a internet para procurar e fechar negócios no mercado automotivo. Uma das vantagens é que pela internet é possível rapidamente comparar preços dos veículos zeros e seminovos e com isso se percebe que a diferença é enorme e muitas vezes o investimento não vale a pena.

Carros usados e seminovos
Carros usados e seminovos

Mas é preciso ficar atento para não cair numa furada e ir parar na oficina por causa do novo negócio. Se você não tem um mecânico de confiança para avaliar e lhe dar uma opinião especializada sobre motor ou lataria, siga algumas dicas básicas antes de fechar qualquer negócio:

Carros usados - Cuidados ao comprar
Carros usados – Cuidados ao comprar

– Teste o carro antes de comprá-lo: dê pelo menos uma voltinha com o carro, confira se está firme, se a direção não está puxando para os lados, se o carro é confortável, se os itens como ar-condicionado, vidro el-elétrico funcionam evidentemente caso possuam, entre outras coisas.

– Descubra quais são os carros que ninguém quer: fique atento aos modelos que são mais difíceis de vender futuramente ou pode acabar casando com o carro como o povo diz.

– Descubra quais são os veículos mais desejados: Informe-se em sites e revistas especializadas. Leia alguns fóruns sobre veículos, opiniões de outros usuários são sempre boas.

– Pesquise preços em outras cidades: muitas vezes pode valer a pena financeiramente viajar para comprar um carro em outra região. Consulte a tabela da Molicar ou a tabela Fipe para ter uma noção dos valores do mercado.

– Cuidado para não comprar um carro roubado: Cheque se os números do chassi, dos vidros e da placa são os mesmos dos documentos do veículo.

– Cheque se o veículo não foi danificado em uma colisão grave: Acidentes costumam causar danos que podem desvalorizar o valor do veículo.

São essas dicas básicas de como fazer um bom negócio comprando carros usados ou seminovos, você deve apenas ficar atento nos itens mencionados e assim pode economizar uma boa grana e ainda ficar com um carro de ótima qualidade e conforto.

Tags: Carros seminovos, Carros usados, FIPE

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *